Página inicial > Notícias > 97 pessoas participam do Dia do Campus Limpo

97 pessoas participam do Dia do Campus Limpo

Publicado: Quinta, 02 de Março de 2023, 07h52 | Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2023, 11h06

07.43.36 1Na primeira sexta-feira de março (03), o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promoveu o Dia do Campus Limpo. O ponto de encontro foi a Arena da Caixa D'água e contou com a participação de 97 pessoas, incluindo discentes, servidores e professores. Os participantes foram divididos em dois grupos - azul (papel) e vermelho (plástico), com a missão de recolher papel e plástico espalhados indevidamente pelo Campus Muzambinho. No total, foram coletados aproximadamente 23 kg de resíduos.

O Dia do Campus Limpo, idealizado pela DDE - Diretoria de Desenvolvimento Educacional e pelo CEAM - Centro de Estudos Ambientais, acontecerá mensalmente, a princípio, sempre na primeira sexta-feira do mês. O evento foi inspirado pela 1ª Caminhada pela Limpeza no Campus, ocorrida em 16 de setembro, que surgiu em virtude do Dia Mundial da Limpeza, um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta (Informações do PORTAL LIMPA BRASIL).

De acordo com Rubens Marcelo Castro, servidor do Campus e membro do CEAM, “o objetivo do evento é a conscientização de nossa comunidade interna (Docentes, Técnicos Administrativos, Colaboradores e Discentes) da importância de não jogarmos resíduos em qualquer lugar. Todo o resíduo produzido em nossa Escola pode e deve ser descartado de forma correta e para tanto é necessária a contribuição de toda a comunidade.”

Rubens acrescenta que um Centro de Triagem de Resíduos está sendo construído no Campus Muzambinho e tanto o descarte quanto a coleta seletiva de resíduos serão realizados com eficiência. Ele explica que será um avanço significativo para se resolver o descarte incorreto dos resíduos, além de uma ação que contribuirá para a preservação ambiental. “Pode ser um modelo a ser adotado por outras escolas” - acrescenta o servidor.

O estudante do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Gustavo Henrique Silva de Oliveira, participou da coleta de plásticos e papéis do projeto do Dia do Campus Limpo e acredita que “a coleta de resíduos é muito importante, tanto para a preservação do meio ambiente, quanto para nossa escola também, porque deixar o lixo todo jogado passa uma imagem ruim [...].”

Os materiais coletados no Dia do Campus Limpo, juntamente com outros materiais recicláveis recolhidos pelo CEAM, serão comercializados pela COOPAM - Cooperativa Escola dos Alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e todo recurso arrecadado será revertido para ações de cunho ambiental.

Texto e fotos: ASCOM

Participe das atividades do Projeto Campus Limpo

Sexta-feira, dia 03 de março 2023, às 08h, tendo a arena próxima à caixa d'água como ponto de encontro, ocorrerá a primeira atividade do Projeto Campus Limpo em 2023, que tem previsão de término às 09h.

Qualquer pessoa pode participar!

Sugerimos o uso de sapatos e roupas confortáveis, bem como o uso de protetor solar/boné/etc.

É uma ação do Centro de Estudos Ambientais (CEAM) e da Gestão do Campus Muzambinho.

Trata-se de uma caminhada pela limpeza no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e tem como objetivo, além da conscientização coletiva, o recolhimento de resíduos descartados pelo campus de forma irregular.

O Projeto Campus Limpo, a ser realizado toda primeira semana de cada mês, em dia a ser definido previamente, surgiu de ideias e sugestões de membros da comunidade acadêmica, inclusive durante discussões nas Semanas Pedagógicas do Campus, em especial a de 2022, com o tema 'É seu! É meu! É nosso!'

E também durante a 1ª Caminhada pela Limpeza no Campus, ocorrida em 16 de novembro de 2022.

Espera-se que o projeto desperte na comunidade a preocupação com o meio ambiente, a conscientização sobre o descarte de resíduos nos lugares corretos (existem diversas lixeiras espalhadas pelo Campus!) e a boa convivência entre pessoas e o meio.

Haverá lista de presença e posterior emissão digital de certificados para fins de comprovação da atividade voluntária.

Texto de Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Diretora de Desenvolvimento Educacional.

registrado em: