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CGAF - Coordenadoria-Geral de Administração e Finanças

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 10h19 | Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 08h21

Diretoria de Administração e Planejamento

Esta Coordenação está dividida em sete setores:

- Setor de Contabilidade
- Setor de Execução Orçamentária e Financeira
- Setor de Almoxarifado
- Setor de Patrimônio
- Setor de Compras, Contratos e Convênios
- Setor de Fiscalização e Prestação de Serviços
- Pregoeiro

Compete a este setor:

  • Planejar, coordenar, controlar, avaliar e administrar a elaboração e execução de atividades relacionadas com as áreas orçamentária e financeira, contabilidade, almoxarifado, patrimônio, fiscalização de contratos, legislação, licitações, compras, contratos e convênios, por meio da gestão dos seguintes recursos organizacionais: materiais, tecnológicos, patrimoniais, financeiros e humanos;
  • Participar da elaboração da proposta orçamentária do campus em conjunto com a Diretoria de Administração e Planejamento e Diretor-geral;
  • Fazer a estimativa de receitas próprias a serem arrecadadas;
  • Acompanhar as liberações de recursos orçamentários e financeiros destinados ao Campus Muzambinho;
  • Verificar a disponibilidade orçamentária antes da realização de processos licitatórios;
  • Controlar a aplicação de recursos orçamentários e extraorçamentários, atualizando a Diretoria de Administração e Planejamento e opinando sobre eventuais alterações de programação;
  • Fazer o detalhamento orçamentário para os respectivos elementos de despesas para a emissão das Notas de Empenhos;
  • Zelar pelo cumprimento da legislação pertinente aos processos inerentes à área;
  • Verificar os processos de pagamento em relação ao cumprimento das normas específicas da Administração Pública, conferindo a exatidão e a legalidade dos documentos apresentados;
  • Controlar a movimentação de recursos financeiros e respectivos saldos, observando a Instrução Normativa n° 2, de 6 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a ordem cronológica de pagamentos;
  • Devolver para o respectivo órgão repassador os saldos financeiros e orçamentários não utilizados recebidos por descentralização de créditos formalizados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), Nota Movimentação de Crédito (NC), Emendas Parlamentares ou outras descentralizações no encerramento anual do exercício financeiro;
  • Coordenar as atividades conjuntas dos setores envolvidos no Encerramento do Exercício Financeiro, para que haja eficiência neste processo e a consequente abertura do exercício do ano seguinte;
  • Atualizar o Rol de Responsáveis no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), de acordo com o disposto na IN nº 63/2010 e Lei Orgânica nº8443/92, ambas do Tribunal de Contas da União (TCU), como também na IN nº 570 da Controladoria-Geral da União (CGU);
  • Realizar autorização de ordens bancárias de pagamentos no sistema SIAFI como Gestora Financeira substituta;
  • Gerenciar a apropriação dos documentos no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI);
  • Inserir mensalmente informações referentes ao consumo de água e energia elétrica no Sistema do Projeto Esplanada Sustentável (SISPES), de acordo com a Portaria n° 23, de 12 de fevereiro de 2015, que estabelece boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e água nos órgãos da Administração Pública Federal;
  • Elaborar e emitir relatórios gerenciais para auxiliar no acompanhamento, controle e tomada de decisões em relação à gestão orçamentária e financeira do Campus Muzambinho;
  • Gerenciar o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), com a função de Gestora Setorial (legislação e prática);
  • Atuar como cadastradora das senhas para os servidores obterem acesso ao Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) e Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), atribuindo os perfis necessários em razão do cargo ocupado;
  • Realizar mensalmente a Conformidade de Operadores, atualizando o rol de servidores que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI);
  • Valorizar as potencialidades individuais dos servidores, estimulando a comunicação entre os setores, para maior interação entre os saberes técnicos e comportamentais, reforçando a responsabilidade individual para o trabalho em equipe, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos;
  • Zelar pela conservação dos bens patrimoniais que estão sob a guarda desta Coordenadoria;
  • Participar das atividades planejadas pelo campus;
  • Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pela Diretoria de Administração e Planejamento e a Direção-geral;
  • Reportar indicadores com metas previamente estabelecidas em planos de ação, planos de gestão e governança do Campus e do próprio Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Coordenadora: Izabel Aparecida dos Santos
Minicurrículo: Possui Bacharelado em Administração pela UNIFEG - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GUAXUPÉ (2004) e mestrado em Engenharia de Energia, pela UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá (2012).
Tem 23 anos de experiência no funcionalismo público, mais especificamente nas áreas de administração e finanças. Atuou também na área pedagógica do Ensino a Distância e como professora dos cursos FIC do Pronatec.
Atualmente é Coordenadora Geral de Administração e Finanças do IFSULDEMINAS – CAMPUS MUZAMBINHO.


Contato

Horário de atendimento: 7h às 11h - 13h às 17h

Telefone: (35) 3571-5057

E-mail: izabel.santos@muz.ifsuldeminas.edu.br
Coordenadora substituta: Camilla Cláudia Pereira
E-mail: camilla.pereira@muz.ifsuldeminas.edu.br

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