Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS > IFSULDEMINAS destaca-se com nove cursos com notas 4 ou 5, em avaliação do ENADE
ENADE.2019

IFSULDEMINAS destaca-se com nove cursos com notas 4 ou 5, em avaliação do ENADE

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 11h45 | Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 11h51

Pouso Alegre eng. química 1Três de cada quatro cursos do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2019), tiveram notas 4 ou 5, as maiores na avaliação. Foram avaliados 12 cursos da Instituição nos campi Inconfidentes, Machado, MuzambinhoPouso Alegre e Poços de Caldas (vide tabela).

Destaque para os avaliados pela primeira vez no instituto federal, como:

Cursos Campus Notas
Medicina Veterinária Muzambinho 05
Engenharia de Alimentos Inconfidentes 04
Engenharias Civil Química Pouso Alegre 4 e 5 respectivamente

Inconfidentes lericultura

Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, as ótimas notas “são fruto de muito trabalho, dedicação, articulação e foco de todos os servidores, para que o diferencial seja sentido na base junto aos estudantes, na excelência do ensino, que é refletido nas avaliações oficiais”. Bregagnoli salientou que espera para 2022 ainda mais avanços no quantitativo educacional.

Índices de avaliação

Muzambinho Med. Veterinária.3Segundo apuração do Grupo UOL, nas instituições públicas federais, 20% dos cursos avaliados chegaram ao conceito 05. Nas estaduais, a taxa de cursos com o conceito máximo é de 16,7%. Já nas públicas municipais, apenas um dos 114 cursos alcançou o conceito máximo. No total, apenas 511 cursos - que tiveram o desempenho divulgado - alcançaram o conceito máximo (6,2%).

Fonte: Grupo UOL

Instituições públicas e privadas x ensino presencial e EaD

Pouso Alegre eng. química 2Dados do Ministério da Educação apontam que das 1.225 instituições participantes, 85% são privadas, enquanto 15% públicas. Dos 8.368 cursos avaliados, 76% são oferecidos em estabelecimento privado. Em contraponto, 24% são ofertados pela rede pública. Em relação à modalidade, o estudo presencial continua sendo predominante, com 95% dos avaliados, contra 5% dos que cursaram a graduação por meio do EaD.

Fonte: Gov.br

Tabela dos cursos do IFSULDEMINAS que participaram do Enade 2019

Campus Curso 2019  2016 2013
Inconfidentes

Engenharia de Alimentos

Machado

Muzambinho
Medicina Veterinária

Poços de Caldas

Pouso Alegre

Engenharias Civil
Engenharia Química

Saiba mais sobre o Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos, formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos alunos em relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2019, em todo o país, foram avaliadas as seguintes áreas: agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; educação física; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de produção; engenharia de controle e automação; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Nos cursos tecnólogos foram avaliados: tecnologia em agronegócio; tecnologia em estética e cosmética; tecnologia em gestão ambiental; tecnologia em gestão hospitalar; tecnologia em radiologia; e tecnologia em segurança no trabalho.

Clique aqui caso queira aprofundar sobre o tema.

Texto: Ascom/Reitoria
Fotos: Arquivo Reitoria