Página inicial > Notícias > Tradicional Quinta Cultural retorna à presencialidade

Tradicional Quinta Cultural retorna à presencialidade

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 17h25 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 14h21

Durante os 2 anos de ensino remoto emergencial, devido à pandemia de COVID-19, a Quinta Cultural, tradicional evento do Campus Muzambinho, ocorreu de forma virtual. Inclusive, toda a playlist está disponível no canal de youtube do Campus.

Em um esforço e envolvimento incansável de trabalhadores ligados à Coordenadoria-Geral de Assistência ao Educando (CGAE), em especial do Setor de Esporte, Lazer, Cultura e Arte (SELCA), e da Assessoria de Comunicação (ASCOM) e Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), com apoio das Diretorias do Campus, e participação de dezenas de estudantes, servidores, colaboradores e convidados da sociedade externa, diversas “lives” foram realizadas em 2020 e 2021, gerando vínculo com os estudantes e a comunidade.

A Quinta Cultural é uma atividade desenvolvida presencialmente, desde 2016, pela CGAE do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, sempre na última quinta-feira de cada mês. Ela fomenta o engajamento e o fortalecimento das atividades artísticas e culturais no âmbito do campus. Tais atividades, ao lado de outras modalidades criativas do pensamento humano, refletem, de forma contundente, a preocupação do Campus Muzambinho com a formação integral do ser humano, reconhecendo que parte dessa formação pode ser conseguida através do exercício da atividade artística, criativa e do lazer. Trata-se, também, de um momento e espaço de integração entre os membros da comunidade acadêmica.

O dia 31/03/2022 foi especial. Realizou-se a primeira Quinta Cultural presencial após esse período tão complexo vivido por todos. O tema escolhido foi “Micareta Sustentável” e a ação cultural ocorreu durante o intervalo das aulas, após o almoço dos estudantes.
O tema “carnaval fora de época” foi uma solicitação dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio à Direção de Ensino e de Desenvolvimento Educacional, pois os discentes desejavam realizar a “tradicional prenda do terceirão” com o uso de fantasias.
Os estudantes participaram de uma reunião com a Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE) para, juntos, pensarem sobre a decoração e receberem informações sobre a realização de um evento seguro, uma vez que, mesmo os estudantes e funcionários estando vacinados e a ação ser realizada ao ar livre, o uso de máscara seria necessário.
As ações sobre o tema “sustentabilidade” foram pensadas e organizadas pela estagiária do SELCA, Tatiana Tavares, que é estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD.
Os servidores envolvidos, durante todo o momento, promoveram orientação correta para o uso das máscaras e reafirmaram a importância do respeito entre os colegas e com os demais.

De acordo com Lívia Cristina Figueiredo, estudante do curso Técnico Integrado em Agropecuária, "A quinta cultural é um evento de imensa importância dentro do nosso Campus, sendo que através dela podemos interagir de forma ampla com os outros estudantes, conhecendo novas pessoas e participando juntos de uma dinâmica incrível. Muita música boa, decoração temática e diversão garantida, com certeza o retorno presencial tornou esse momento ainda mais realizante e especial. Somos gratos a todos os colaboradores e responsáveis!”.

Para a aluna do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Ana Carolina da Silva Domingos, “a ideia de integrar a quinta cultural com as prendas realizadas pelos 3ºos anos foi, de fato, incrível! Como iniciativa dos alunos, foi uma forma de ressaltar temas e culturas com participação ativa dos estudantes, por meio de roupas temáticas e decoração confeccionada pelos mesmos juntamente com a estagiária!”.

A professora Aracele, que também esteve presente na ação, parabenizou o interesse e protagonismo dos estudantes na iniciativa. “De fato, após 2 anos de trabalho intenso junto à Quinta Cultural Virtual, projeto que inclusive foi destaque no 3° Caderno de Relatos de Experiências do IFSULDEMINAS, link do caderno, a equipe atuou no sentido de organizar e orientar os estudantes para uma realização segura, mas ainda assim alegre e festiva pelo retorno à presencialidade de um evento que já é tradicional no campus”, destacou a diretora.

A Quinta Cultural “Micareta Sustentável” ainda contou com o apoio da Cooperativa-Escola dos Alunos (COOPAM), que possibilitou a compra de tintas para finalizar os enfeites sustentáveis. Para João Paulo Balbino, “a direção da COOPAM patrocinou e apoiou a quinta cultural por acreditar nas iniciativas culturais, esportivas e de bem estar aos estudantes. Participamos para levar junto a esses eventos a importância da união dos alunos junto à COOPAM, para que se cooperem e façam parte dessa família”.

Conheça as edições deste evento tão tradicional do campus Muzambinho:

Quinta Cultural Virtual

Homenagem às Mães - QCV Especial
Quinta Cultural Arraiá do Campus, Julho de 2021
Quinta Cultural Virtual Especial Estações, Setembro de 2021
Quinta Cultural Virtual Consciência Negra, Novembro de 2021
Quinta Cultural Virtual de Maio - 2020
Quinta Cultural A força da vida, Setembro de 2020
Quinta Cultural Retrô - Dezembro de 2020
Outras edições podem ser conferidas no canal de Youtube do campus. Clique aqui.

Edições presenciais da Quinta Cultural
Última Quinta Cultural presencial, em clima de carnaval